6 de maio de 2017

Operação Jezabel cumpre mandados de busca na Secretaria de Educação de Nova Venécia

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Venécia, deflagrou na quinta-feira (04/05) a chamada Operação Jezabel, para investigar supostos crimes de falsidade documental que teriam sido praticados na Secretaria Municipal de Educação. Foram cumpridos pela Assessoria Militar junto ao Ministério Público, com o apoio da Polícia Militar, cinco mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça, que também concedeu, a pedido do Ministério Público, a quebra de sigilo de dados bancário, fiscais, telemáticos e do conjunto de interfaces de softwares ou APIs.

Os mandados foram cumpridos na Secretaria Municipal de Educação; e na Escola Municipal Lourdes Scardini; e em desfavor da secretária municipal de Educação, Risonete Maria Oliveira Macedo; da servidora pública municipal Maria Auzilia Contarato Gomes; e de Reginaldo Dionizio da Paz.
 
O caso teve início em dezembro de 2016, quando a Secretaria Municipal de Educação emitiu resolução reclassificando o funcionamento da educação infantil na escola municipal Lourdes Scardini, no bairro Filomena. Essa reclassificação prejudicou muitos pais e alunos, que sequer foram consultados em relação à mudança. No entanto, posteriormente, comprovou-se que houve fraude na documentação que permitiu a reclassificação.
 
Participam da operação, além da Promotoria de Justiça de Nova Venécia, 12 policiais militares.  O material apreendido foi encaminhado para a Promotoria de Justiça e será analisado pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB) do MPES.
 
O nome da operação, JEZABEL, foi extraído em referência à história bíblica do Antigo Testamento, que traz uma rainha fenícia casada com um rei de Israel que passou a influenciar diretamente o destino do povo ditando ordens de acordo com o que acreditava ser verdade.

Nenhum comentário:

Dinheiro na Internet

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB