3 de dezembro de 2009

SAÚDE: Vacina contra pneumonia entra no calendário de vacinação gratuita do ano que vem

A vacina contra pneumonia vai entrar no calendário oficial do Ministério da Saúde a partir de primeiro de janeiro do ano que vem. O Programa Nacional de Imunizações vai oferecer treze milhões de doses da vacina, que também protege contra a otite e a meningite bacteriana. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo ministro da Saúde. De acordo com José Gomes Temporão, a expectativa é evitar mil e quinhentas mortes de crianças por ano com a vacinação.
"A vacina contra o pneumococo vai evitar milhares de mortes de crianças pelo pneumococo que causa otite, pneumonia e outras doenças graves. É uma vacina que hoje no mercado custa quinhentos reais em média e vai estar gratuitamente para toda a população brasileira disse Temporão".
A vacina é aplicada em uma dose única. O Ministério da Saúde vai priorizar as crianças maiores de dois anos de idade, pois ela não é eficaz em crianças abaixo desta idade. Nesta quarta-feira, o ministro da Saúde também fez um balanço das ações do Ministério neste ano.
"Nós conseguimos avançar bastante na incorporação de novos medicamentos, expansão de novos serviços de cardiologia, neurologia, traumato-ortopedia, inauguramos muitas coisas. Começamos a construir duzentas e cinquenta UPAs este ano. Ano que vem serão mais duzentas e cinquenta, vão ser quinhentas, enfrentando a questão das filas nos pronto-socorros expandindo o Saúde da Família. Fizemos a maior campanha de vacinação do mundo em adultos de erradicação da rubéola."
De acordo com José Gomes Temporão, o Ministério da Saúde tem mais de oitenta ações preparadas para 2010.
Reportagem, Alan Borges

Nenhum comentário:

Dinheiro na Internet

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB