26 de agosto de 2009

Circulação Cultural da Secult começa na próxima sexta-feira (28)


Cultura em quantidade e qualidade circulando por todas as regiões do Espírito Santo. A abertura do projeto ‘Circulação Cultural’, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), acontecerá simultaneamente em 10 municípios, na sexta-feira (28) e sábado (29). Todos os espetáculos têm entrada franca, e começam às 20 horas. Alegre, Rio Novo do Sul, Nova Venécia, São Mateus, Castelo, Guaçuí, Cachoeiro, Colatina, Montanha e Viana, serão as primeiras cidades visitadas.
Formada por 20 grupos artísticos, a caravana do ‘Circulação Cultural’ apresentará, até o início de dezembro, 120 espetáculos de teatro, dança e música. A ação irá movimentar teatros municipais e espaços alternativos de cultura, compatíveis com a qualidade exigida para cada um dos espetáculos.
Essa caravana foi formada a partir da publicação de dois editais de incentivo à cultura, realizados anualmente pela Secult. O edital de número 008, contemplou 15 projetos de shows musicais, em diversos gêneros. O outro concurso, de número 007, selecionou cinco espetáculos cênicos, de dança e teatro. Cada grupo terá que realizar seis apresentações, até o final do projeto ‘Circulação Cultural’.
Os espetáculos cênicos aprovados foram “Cabral, a esquadra se deu mal”, do Grupo de Teatro Rerigtiba; “Quatro danças sobre o olhar”, de Mitzi Marzzuti; “Metropolis”, de Marcelo Ferreira; “O Flautista Mágico”, de Rodrigo Campaneli; e “Cárcere”, de Saulo Ribeiro.
Já os shows escolhidos foram: "Rádio Experienza", de Alexandre Lima; “Música em sentido literário”, de Gustavo Macaco; "Fé, Luta & Diversão”, da banda IN-Versão Brasileira; “Pedro de Alcântara Trio”; "Show outro dia", de Fábio Calazans; “Que história é essa”, do Instituto Preservarte; “Forró Comichão”; “Boa Viagem”, da banda Rajar; "Gravuras do violão: violão capixaba, brasileiro e mundial", de Moacyr Teixeira; "Tangos e outras delícias de Sérgio Sampaio", da banda Zebedeu; “Susto na curva”, de Chryso Rocha; “11 TRAX” da banda Zémaria; “Fê Pascoal”; “Violas em Canto”, do Grupo Moxuara; e “Pra ficar na memória”, com Denise Dalmacchio, Gardenia Marques, e Vera da Mata.

Passado de sucesso
O ‘Circulação Cultural’ foi realizado pela primeira vez no ano passado, no período de 26 de setembro a 14 de dezembro, a partir de um esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos. As apresentações culturais atraíram aproximadamente 12 mil pessoas, e movimentaram o mercado de trabalho para aproximadamente 250 artistas e técnicos capixabas.
O projeto é um importante instrumento de formação de platéias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Programação
Sexta-feira (28) - às 20 horas
- Nova Venécia

Espetáculo – “Que história é essa”, do Instituto Preservarte
Local - Centro Cultural Casarão

- São Mateus
Espetáculo – “Violas em Canto”, do Grupo Moxuara
Local - Teatro do Porto

Nenhum comentário:

Dinheiro na Internet

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB