13 de maio de 2009

O Governo do Estado, assina nesta quinta-feira (14) a Ordem de Serviço de início das obras do Entreposto Ceasa Norte no município de São Mateus


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo – Ceasa/ES, assina nesta quinta-feira (14) a Ordem de Serviço de início das obras do Entreposto Ceasa Norte no município de São Mateus. O investimento é de R$ 2.506.289,67 e integra o Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos 2009.

Nova unidade

A unidade operacional de São Mateus – Ceasa Norte irá complementar a rede física do Sistema Ceasa/ES de mercados atacadistas destinados a comercialização de produtos hortigranjeiros do Estado, composta pelo Entreposto Central em Cariacica, de Cachoeiro de Itapemirim e Noroeste em Colatina.

A área total da nova Unidade de Comercialização é de 33.787 m², que será composta por um Galpão Permanente com 2.042 m² com 27 lojas de 48,87 m² cada, um Galpão Não- Permanente com 2.900 m², para atender aos produtores e comerciantes, uma área administrativa com 280 m² e uma área de apoio com 175 m². A previsão de conclusão das obras é dezembro deste ano.

A gestão do Entreposto Ceasa Norte será compartilhada entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Ceasa Central (Entreposto Cariacica) e a Prefeitura Municipal de São Mateus.

Estimativas de Comercialização

A região de abrangência da Ceasa Norte compreende aproximadamente 400 mil habitantes, e a projeção de comercialização no Entreposto é de 6.000 toneladas/mês e uma estimativa de movimentação financeira de R$ 7,2 milhões/mês.

Com a implantação do mercado, parte da movimentação comercial para o Sul da Bahia (aproximadamente 8.000 toneladas/mês) deverá ser realizada no entreposto, resultando em economia para os operadores, redução de perdas nos produtos e fortalecimento do mercado regional.

Geração de empregos

Segundo a empresa responsável pela execução do projeto de construção do Entreposto Ceasa Norte, Dunas Mineração e Construção LTDA, serão gerados, na obra, 50 empregos diretos no decorrer do período.

Sistema Ceasa de Abastecimento

O sistema integrado de mercados atacadistas e sua distribuição espacial são fundamentais para o fortalecimento dos pólos produtivos das regiões do Espírito Santo.

O objetivo principal é a descentralização dos serviços oferecidos aos agentes da cadeia produtiva, especialmente os produtores rurais, atacadistas e prestadores de serviços.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Ceasa/ES
Rafael Aquino
(27) 3132-1468/ 9945-0456
www.ceasa.es.gov.br
rafael@seag.es.gov.br

Nenhum comentário:

Dinheiro na Internet

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB