27 de janeiro de 2015

Começa faltar água em Boa Esperança



 
Com a estiagem e o calor intenso, as barragens e reservatórios de água estão baixando, como por exemplo, o córrego Boa Esperança que abastece a cidade. Pode faltar água para consumo humano, para animais e para agricultura. Na Comunidade Quilômetro Vinte, o abastecimento em 143 casas havia sido reduzido, nos últimos 30 dias. O nível do reservatório baixou dois metros e para não parar o abastecimento, a Prefeitura, em ação emergencial contratou empresas para prestação de serviços de perfuração de poços artesianos e para transportar água tratada em caminhão pipa, do Distrito de Santo Antônio até a comunidade Quilômetro Vinte.
Uma reunião na tarde de segunda-feira, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Semader), que contou também com representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sindicato Rural, Câmara de Dirigentes Legistas (CDL) e Câmara de Vereadores, foram traçadas medidas emergenciais para minimizar o problema. Um relatório sobre os impactos da seca está sendo elaborado pela Defesa Civil em parceria com Incaper. Com o documento o Prefeito Municipal poderá decretar estado de emergência.
Dentre as medidas imediatas estão a conscientização de toda a população para consumo controlado e reutilização de água.

No interior, os produtores estão sendo orientados a utilizar o sistema de a irrigação somente à noite, pois durante o dia, parte da água evapora causando uma grande perca. Com lema “Economizar para não faltar”, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está iniciando uma campanha no rádio e na internet, conscientizando a população sobre o uso racional da água, com dicas simples que podem evitar o desperdício no dia a dia em casa.
Na sede do município a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) está realizando campanha pedindo à população que economize para não faltar. Em virtude das estiagens que vem assolando a região nos últimos anos, o Governo do Estado, por meio da Cesan, está realizando investimentos de R$ 1.971.151,61 em um novo sistema de captação de água. A obra esta sendo executada no patrimônio do Bis, onde será captada água do Rio do Norte para manter o abastecimento na cidade.

Confira algumas dicas para o uso consciente da água:
·        Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes e se barbear;
·        Na hora de lavar a louça, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa louças e talheres;
·        Na hora do banho, se ensaboe com o chuveiro desligado e procure tomar banhos rápidos;
·         Use a descarga no vaso sanitário apenas o necessário e mantenha a válvula sempre regulada;
·        Utilize regador no lugar de mangueira para regar as plantas;
·        Recolha a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas.


Nenhum comentário:

Dinheiro na Internet

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB