19 de janeiro de 2012

Feriado de emancipação política de Nova Venécia será dia 26 de janeiro

A Prefeitura de Nova Venécia terá de mudar em seu calendário oficial a data do feriado alusivo ao dia de emancipação político-administrativa do município. A Lei N° 3.110, de 26/06/2011, que estabelece a mudança, já foi aprovada e promulgada pela Câmara de Vereadores. A Lei retorna o feriado municipal para o dia 26 de janeiro, data oficial da criação do município.
O aniversário de Nova Venécia passou a ser comemorado no dia 24 de abril para coincidir com a festa do Padroeiro São Marcos, que acontece no dia 25 de do mesmo mês. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo do município e criador do projeto de lei, Otamir Carloni, a ideia é desmembrar os dois recessos.
 “Nos últimos anos o feriado do dia 24 de abril foi transferido de data com o intuito de não deixar dois dias consecutivos de recesso; 24 e 25 de abril. Se voltarmos com o feriado para sua data de origem, que é 26 de janeiro, evitaremos essas contradições”, disse o ex-vereador.
Carloni ainda adiantou que mesmo com a volta do feriado para seu dia de origem, a data da festa da cidade não será prejudicada. Os festejos vão continuar ocorrendo no mês de abril, junto ao feriado do Padroeiro São Marcos.

Entenda a mudança

Os feriados de Nova Venécia foram definidos em 1955. A lei da época estabeleceu 26 de janeiro, dia da emancipação político-administrativa de Nova Venécia, como feriado de criação do município e 25 de abril como dia do Padroeiro São Marcos. A cidade passou então a ter dois feriados municipais.
No início da década de 60 uma nova lei transferiu o feriado do dia 26 de janeiro para o dia 24 de abril. O objetivo foi unificar os dois feriados e comemorar a festa da cidade junto com a festa do padroeiro, que na época era o maior evento local.
Com o passar dos anos foram criadas situações nas quais os feriados municipais eram transferidos para sábados e domingos. A população já não entendia direito o motivo dos feriados e das mudanças. Como no mês de abril já existem outros feriados nacionais, se tornou inviável manter mais dois feriados municipais num período tão curto. Para acabar com a confusa situação, o então vereador, Otamir Carloni, apresentou em 2011 um novo projeto de lei que pôs fim à mudança. Por isso, o feriado de emancipação política de Nova Venécia volta agora a ser comemorado no verdadeiro dia de surgimento do município: 26 de janeiro.
A Lei N° 3.110, de 26/06/2011, está disponível no site da Câmara de Vereadores de Nova Venécia: www.cmnv.es.gov.br.

Nenhum comentário:

Dinheiro na Internet

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB