3 de agosto de 2010

Alunos são incentivados a valorizar a Cultura Negra em Boa Esperança

As Escolas de Ensino Fundamental da rede municipal estão desenvolvendo o projeto “Viajando pelo Mundo das Africanidades”. Os alunos são incentivados através de peça teatral a conhecer e valorizar a participação do negro no desenvolvimento da cultura histórica e artística do Brasil. O Projeto destaca ainda, a produção cultural de alguns escritores como Maciel de Aguiar.
O escritor Sebastião Maciel de Aguiar é considerado o maior historiador sobre cultura negra do Espírito Santo com a coleção “História dos Vencidos”. Foi um dos pioneiros na pesquisa de campo que resultou no resgate da história dos quilombolas, com base na versão oral dos escravos e seus descendentes, colhidos no lendário Vale do Cricaré, confluência dos municípios de São Mateus e Conceição da Barra. São histórias emocionantes, dramáticas, cheias de encantamento e aventura.
Desenvolvimento do Projeto - Todos os alunos de 5ª a 8ª séries estão ativamente envolvidos com projeto.Desde o mês de março os alunos estão fazendo a leitura dos livros da coleção “História dos Vencidos”. Cada turma escolhe uma das 20 histórias e prepara uma peça teatral para apresentar a toda comunidade escolar, juntamente com um grupo de jurados que fazem o julgamento da melhor peça teatral para representar a escola a nível municipal, onde ocorrerão as premiações. No mês de julho foram escolhidos as melhores peças teatrais das Escolas de Santo Antônio do Pousalegre, Izaura de Almeida Silva e Quilômetro Vinte.
A Secretaria de Educação vêm se destacando pelos projetos de valorização da cultura negra em Boa Esperança.
O Secretário de Educação Lauro Vieira afirma ser importante realizar esse trabalho nas escolas.
“É na escola que valores sociais e morais são reforçados e também é nela que muitos preconceitos são perpetuados de forma quase imperceptível. Portanto, é também na escola que se deve propiciar a reflexão crítica sobre esses valores, como forma de banir o preconceito e a discriminação em relação ao negro”, disse o Secretário.

Carlani Morais

Nenhum comentário:

Dinheiro na Internet

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB