27 de julho de 2010

2ª Etapa de Vacinação contra Pólio começa dia 14 de Agosto

Dia 14 de agosto é o dia “D” da 2ª etapa de vacinação contra a Poliomielite para as crianças menores de 5 anos. A meta da Secretaria de Saúde de Boa Esperança é vacinar 1.099 crianças abaixo de 5 anos. Desse total, 209 crianças abaixo de 1 ano e 890 crianças de 1 a 4 anos e 11 meses. Todas as Unidades de Saúde estarão atendendo no município.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a Poliomielite (pólio) é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus que invade o sistema nervoso através da boca e multiplica-se no intestino, provocando paralisia numa questão de horas. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros. Uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os que ficam paralisados, 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados. O Brasil é considerado um dos países livres da Poliomielite, mas as campanhas continuam sendo desenvolvidas porque ainda existem países em que o vírus da poliomielite é bastante ativo.
"É importante que os pais se conscientizem da importância de proteger seus filhos dessa doença, que causa a paralisia infantil e não se esqueçam de levar o cartão de vacina”, destacou o secretário de saúde Valdir Turini.


Por Carlani Morais

Nenhum comentário:

Dinheiro na Internet

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB