9 de novembro de 2009

Mobilização contra dengue em Boa Esperança


Todos os agentes comunitários de saúde e de Endemias foram convocados para continuação da luta contra dengue no município. Embora tenha sido registrada uma queda significativa nos casos dengue no município, a secretaria de saúde reforçou o combate ao mosquito transmissor da doença com mutirão que começou na manhã de quinta-feira, dia 05 nos Bairros Nova Cidade, Vila Tavares, Vila Fernandes, Centro, Boa Mira e Vale Esperança. Uma equipe composta de 27de agentes comunitários de saúde e de Endemias visitaram 983 imóveis com um objetivo de identificar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypty.
“Os ovos do mosquito transmissor da doença pode ficar até um ano intacto e quando chuva vir, naquele local os ovos vão eclodir e vai ter o mosquito proliferado. A luta contra Dengue não só da Secretaria de Saúde, mas de todos” lembra Valdir Turini.
Na manhã desta segunda-feira, dia 09, a secretaria terminou a mobilização contra dengue com saldo total de 2.966 visitas (imóveis). Nos locais de possível proliferação do mosquito transmissor da dengue foram encontrados e eliminados pelos agentes 15 focos, 52 pneus foram tratados, 10 Lajes com água e 35 - lotes sujos com inservíveis.
Nos próximos dias a Secretaria de Saúde estará distribuindo para as famílias de baixa renda que não tem condições de comprar ou colocar a tampa na caixa, telas de sombrite que serão amarradas com arame nas caixas destampadas. Segundo o Turini a pessoa que receber a tela irá assinar um termo de compromisso responsabilizando – se em cuidar. Em uma outra visita do agente de endemias será verificado se a pessoa tem mantido os devidos cuidados e se for encontrado alguma irregularidade o morador poderá ser notificado e até pagar uma multa. Pesquisa mostra que na maioria das vezes 80% dos focos são encontrados dentro das casas e nos quintais.
Em casos de vizinhos que tem lotes baldios, que não estão cuidando, qualquer morador pode denunciar pelo telefone 3768 – 6507 e não precisa se identificar, os agentes irão verificar e notificar os proprietários.

Nenhum comentário:

Dinheiro na Internet

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB