8 de outubro de 2009

Seminário Estadual de Saúde Natural Preventiva de Vila Pavão foi um sucesso


O IV Seminário Estadual de Saúde Natural Preventiva realizado entre os dias 02 e 4 de outubro, nas dependências da igrejona, em Vila Pavão, foi um grande sucesso, com a participação de 172 pessoas ligadas à área de saúde, representando diversos municípios do Espírito Santo. O evento foi promovido pela prefeitura – através da Secretaria Municipal de Saúde, Associação Central de Saúde Alternativa - ACESA-ES, e Universidade Federal de Viçosa (Departamento de Fitotecnia).
O seminário contou com palestras, oficinas (ioga, massagens, xaropes, bala vermífuga, florais, aromaterapia; identificação, controle de qualidade e preparos de plantas medicinais, entre outros), e debates, tendo como objetivo principal divulgar as tradições terapêuticas e as prevenções via práticas populares e culturais, a integração das pessoas e mostrar que os trabalhos na área de saúde natural vêm se ampliando e resgatando, a cada dia, os conhecimentos tradicionais milenares dos povos.
Para Terezinha Lorenzoni, Leusdi Alves Bernardino e Leazar Bernardino, representantes de Vila Velha, que atuam na Pastoral da Saúde, esses encontros deveriam acontecer com maior freqüência para intensificar a divulgação desses medicamentos alternativos. “É a primeira vez que participo desse encontro em Vila Pavão e estou surpresa com a estrutura e a qualidade das informações repassadas. É tudo que precisamos para o conhecimento do poder da saúde alternativa”, declarou Terezinha. Vila Pavão vem realizando esse seminário anualmente, pois desenvolve um importante trabalho através de grupos ligados à área de saúde com as comunidades. A Secretaria Municipal de Saúde e a Acesa coordenam esse projeto cultivando três hortas medicinais (Igrejona, Unidade de Vigilância em Saúde e Praça Rica), com mais de 80 espécies de plantas medicinais, que depois de manipuladas, os remédios são repassados à população por preços simbólicos.


Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Vila Pavão

Nenhum comentário:

Dinheiro na Internet

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB