PUBLICIDADES

3 de julho de 2009

Aluna de Pedagogia da Univen em destaque no Jornal da Educação

Kim Campos - Lecionando na escola Ana Portela de Sá, com sede em Vila Pavão, a aluna do 3º período de Pedagogia da Univen, Maria Auxiliadora Gomes Ferrari, ganhou página de destaque no Jornal da Educação, impresso mensal editado pelo Governo do Espírito Santo.
O trabalho desenvolvido na escola e a dedicação na tradução de Libras (Língua Brasileira de Sinais) ganharam destaque na publicação, após ser constatado que a iniciativa mudou a vida dos alunos surdos que freqüentam a instituição.
A professora diz que seus ‘meninos’ são dedicados e que contam com total apoio da escola e dos seus colegas ouvintes. “No ano passado, os alunos ouvintes podiam escolher que oficina fazer. Cinqüenta deles optaram pela oficina de Libras”, conta a diretora da escola, Creuza Jorann Kosky.
A tradutora de Libras acrescenta que muitos alunos ouvintes do 3º ano já se comunicam com os surdos pela linguagem dos sinais.
Para a diretora, os cinco alunos surdos revolucionaram a escola. Ela acredita que os estudantes ‘normais’ estão mais preparados para lidar com os diferentes.
O papel de Maria Auxiliadora vai muito além da sala de aula. Ela frequenta reuniões e ambiente sociais de que os surdos participam. “Eu amo a comunidade surda”, revela.
Como são poucos os profissionais capacitados para interpretar a linguagem de sinais, a estudante da Univen iniciou os trabalhos como voluntária, mas hoje já se encontra lotada no cargo da Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU).

Nenhum comentário:

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB