20 de maio de 2009

Barra é escolhida para realização de estudo sobre transporte escolar


Um ônibus adaptado para atender às crianças que utilizam o transporte escolar no meio rural está sendo testado no município de Conceição da Barra. O veículo chegou à cidade na última quinta-feira, e desde então, realiza testes pelo interior da cidade, conduzindo os estudantes até a escola. O projeto, intitulado de “Sou eu que vou levar você”, é uma iniciativa do Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes da Universidade de Brasília – Ceftru. O objetivo é testar o desempenho dos veículos, adaptados para facilitar o tráfego em vias com condições adversas, além de garantir o acesso das crianças da zona rural à escola.
Conforme o pesquisador Rafael José Rorato, as modificações do ônibus escolar contemplam a elevação na altura do chassi e ângulos de entrada e saída maiores, que minimizam impactos dos ônibus que passam por vias esburacadas ou com lama. “As alterações também vão evitar que o veículo atole”, ressaltou o pesquisador, lembrando ainda das adaptações feitas no interior do veículo.. “As poltronas topo sofá possuem três lugares com cintos de segurança. Os vidros verdes garantem menos calor dentro do ônibus e o corredor mais estreito evita que o estudante fique em pé durante a viagem”.
Outras modificações, como limitador de velocidade para 70km/h, também foram incluídas no veículo. Para pessoas com necessidades especiais, o ônibus oferece acento preferencial com cinto de quatro pontos e cadeiras de rodas fabricadas especialmente para aquelas que transitam em terrenos acidentados e que melhor se adaptam ao interior dos ônibus.
Os pesquisadores permanecem na cidade até amanhã (21/05) fazendo as rotas escolares junto com os alunos. Além do transporte, e pesquisa prevê ainda, entrevista com os estudantes, gestores de ensino e motoristas para conhecer a opinião de cada um em relação às alterações no veículo.
No Espírito Santo, Conceição da Barra foi o único município contemplado com a pesquisa, e está incluído entre os três municípios na região Sudeste que participam do projeto. No país, o “Sou eu que vou levar você”, pretende passar por 15 municípios até o mês de junho.
A pesquisa está sendo realizada em Conceição da Barra por Willer Carvalho (Gerente do Projeto Transporte Escolar Rural), Rafael José Rorato (Pesquisador do Ceftru / Projeto Piloto no Paraná) e Marcos Fleming (Pesquisador do Ceftru / Responsável pela Pesquisa de Campo), além de outros técnicos.

Nenhum comentário:

Dinheiro na Internet

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB