17 de julho de 2020

Câmara rejeita o veto do prefeito ao projeto do uso de fogos de artifícios



Os vereadores de Boa Esperança rejeitaram o veto do prefeito Municipal ao projeto de Lei nº 003/20, de autoria do vereador Clóvis dos Anjos Neres, que proíbe o uso de fogos de estampidos e de artifícios, assim com de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em todo o território esperancense.

O projeto que havia sido aprovado em sessão do dia 03 julho e foi enviado ao Poder Executivo para ser sancionado. O prefeito Lauro Vieira vetou o projeto em questão, justificando inconstitucionalidade e insegurança jurídica por não ter eficácia, por não estabelecer punições ao descumprimento da lei, se fosse sancionada.

 “Vislumbro total ausência de interesse de público, pois o texto deveria especificar a penalidade aos infratores, como valores e nível de intensidade sonora de intensidade sonora (Decibel) tolerado para fins de aplicabilidade da lei. O projeto, da forma como apresenta não possui aplicabilidade, uma vez que não estabelece nenhuma penalidade ou valor de multa ser aplicada, se limitando a mera delegação ao poder executivo que não possui como função típica de legislar. Se sancionada torna a lei sem eficácia, uma vez que lhe falta o preceito sancionador, ou seja; não estabelece punições e valores em razão do descumprimento da regra proibitiva”, justificou o prefeito Lauro Vieira.

O Executivo Municipal terá 48 horas, a partir do recebimento do ofício, para tomar as providencias compatíveis. Caso isso não ocorra dentro do prazo legal, o presidente da Câmara deverá promulgar a Lei, restando à Administração a possibilidade de questionamento da constitucionalidade da mesma.

Nenhum comentário:

Dinheiro na Internet

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB