20 de abril de 2019

O QUE É COLÁGENO, PARA QUE SERVE, QUAIS OS BENEFÍCIOS PRO CORPO?



COLÁGENO é uma proteína que tem a função de dar estrutura para nossas células, mantendo a aparência jovem da pele, unhas e cabelos. Além disso, ajuda nossos ossos, músculos e articulações.

É a proteína mais comum em nosso organismo, representando até 30% delas. A substância é produzida pelo próprio corpo, mas poder ser ingerida para que haja suplementação.
Existem diversos tipos de colágeno. Eles fazem a sustentação de nossa pele, ossos, músculos, cartilagem e outros tecidos.
Para a correta produção dessa proteína tão essencial o corpo precisa da vitamina C, o ácido ascórbico. Esta vitamina é a matéria prima do colágeno. Sem a vitamina C, o corpo pode desenvolver escorbuto, uma doença que causa problemas justamente porque a produção de colágeno pelo organismo se torna prejudicada.


O colágeno é uma proteína que dá firmeza e elasticidade à pele, e garante a estrutura dos tecidos do corpo. É produzido naturalmente a partir de aminoácidos e vitamina C e pode ser encontrado na carne e gelatina, além de em suplementos alimentares.
Esta proteína é como o cimento de nossas células. Ela compõe a chamada matriz extracelular e o tecido conjuntivo, usados para conectar células. Estes materiais são o que fazem o colágeno ser tão eficiente em dar estrutura e firmeza para os tecidos como a pele e ossos.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO COLÁGENO
Existem diversos benefícios trazidos pela presença da quantidade certa de colágeno no corpo, especialmente para a pele. O colágeno torna os tecidos mais elásticos e firmes, reduzindo diversos sinais de envelhecimento, por exemplo.
Para entender os benefícios da proteína você pode imaginar o colágeno novamente como o cimento que conecta as células.
Imagine uma casa com cimento velho e danificado. A aparência não será bonita, a estrutura não será firme. Agora, se o cimento for bem aplicado, estiver novo e intacto, a casa estará bonita e as paredes, confiáveis.
O colágeno tem esse papel. Aos poucos ele envelhece, mas o corpo, quando possui os “materiais”, produz mais e o substitui, mantendo a estrutura da “casa” (seu corpo) bem feita e confiável.
A pele fica mais firme e reflete a luz de maneira mais uniforme. As rugas desaparecem porque a elasticidade da pele aumenta.


OS BENEFÍCIOS DO COLÁGENO VÃO ALÉM DA PELE
As veias do corpo ficam mais firmes, já que elas também são feitas de colágeno. A estrutura dos músculos? Também são feitas de colágeno e são beneficiadas pela substância.
O corpo inteiro se beneficia da ingestão de colágeno e manutenção da quantidade de nutrientes necessários para a produção dele no corpo, como a vitamina C.
Isso acontece porque essa proteína só faz uma coisa: garantir a estrutura adequada das células. Mas como ela faz isso no corpo inteiro, os benefícios são diversos!
Entre os benefícios do colágeno, podemos listar:
Aumento da firmeza e elasticidade da pele;
Prevenção e redução de celulites;
Prevenção de estrias;
Prevenção de rugas;
Fortalecimento dos tecidos;
Fortalecimento capilar;
Proteção do sistema circulatório;
Melhora na construção muscular.

O QUE PODE OCORRER QUANDO FALTA COLÁGENO NO CORPO?
Diversas doenças estão relacionadas à falta de colágeno, muitas delas ligadas a idade avançada, quando a produção de colágeno pode ser reduzida. Entre estas doenças estão:
ARTRITE
A artrite é uma inflamação das articulações. Estudos apontam que ela é causada quando o sistema imunológico ataca o colágeno das articulações. É uma doença frequentemente ligada à deficiência de colágeno na região afetada.

FIBROMIALGIA
A fibromialgia é uma doença crônica que pode causar dor muscular generalizada e sensibilidade articulatória. Ela é uma condição frequente, trazendo dores de cabeça, depressão e problemas de sono.Frequentemente os pacientes apresentam quantidades reduzidas de colágeno, que é usado como suplementação no tratamento.

BURSITE E TENDINITE
Estas duas doenças estão conectadas a perda de colágeno em decorrência do avanço da idade, causando dor nos pacientes. A bursite é a inflamação da bursa, uma bolsa de líquido que lubrifica as articulações, enquanto a tendinite é uma inflamação dos tendões.

ESCORBUTO
O escorbuto é uma doença que acontece quando existe falta de vitamina C na dieta. Esta vitamina é essencial para a produção de colágeno.
Quando o corpo não consegue mais produzir colágeno, certos tecidos do corpo começam a mostrar problemas estruturais. As gengivas sangram, as articulações sofrem, dores musculares aparecem e a pele fica áspera, entre outros sintomas.

MAIS CONSEQUÊNCIAS
Com a idade, a produção de colágeno fica reduzida no corpo. Algumas das consequências disso são:
Problemas articulares;
Problemas ósseos;
Rugas;
Pele menos elástica.



Nenhum comentário:

Dinheiro na Internet

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB