PUBLICIDADES

21 de janeiro de 2012

Governo do Estado e Prefeitos debatem impactos de barragem do Rio Itauninhas

Os prefeitos Antônio Carlos Machado, o Antonio da Emater e Romualdo Milanese, Pinheiros e Boa Esperança, receberam no dia 17, o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado Pontes, para discutir os rumos da Barragem do Rio Itauninhas, em Pinheiros. O encontro foi realizado em Boa Esperança de onde a comitiva partiu para uma visita a Barragem.
A construção da barragem foi feita pelo município de Pinheiros, em parceria com o Governo Federal entre 2004 e 2005. Já o Governo do Estado, por meio do IDURB-ES, investiu R$266.788,32 na avaliação das áreas inundáveis, que consiste no mapeamento cartográfico, nos estudos de impactos e na avaliação complementar das questões ambientais.


O objetivo da visita foi dar ao Governo do Estado a oportunidade de conhecer e visualizar as características do barramento junto com os dois prefeitos, assim como tomar as providências necessárias para o andamento da barragem, tendo como foco principal a indenização e conversa com as famílias residentes nas áreas de inundação. Ao todo 25 famílias serão indenizadas, 07 do município de Pinheiros e 18 de Boa Esperança, sendo, que 13 famílias moram na propriedade. Durante a reunião a equipe apresentou os detalhes do empreendimento. A Barragem do Rio Itauninhas será a maior do Espírito Santo para uso múltiplo (irrigação, consumo, lazer): serão cerca de 270 hectares de área inundada, com um uma volumetria de quase 18 milhões de metros cúbicos, atingindo 25 propriedades da região rural de Boa Esperança e Pinheiros.

Segundo o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado Pontes, para o momento é importante indenizar, relocar as famílias e “encher” a barragem. “Tendo em vista o desenvolvimento local, o Estado tem o interesse e a preocupação de dar todo o suporte para os dois municípios, para que o empreendimento seja finalizado com aproveitamento de todas as potencialidades dos dois municípios”, com essa visão o estado se comprometeu a dar suporte não somente a indenização das famílias, mas também a serviços complementares como a recuperação da área de preservação permanente, projetos de resgate da Fauna e Flora, locação e construção de estradas, relocação da rede elétrica, entre outros.

Iranilson Casado reforçou a responsabilidade de os municípios institucionalizarem a organização e o processo de gestão do empreendimento. Ele explicou que só assim o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEDURB), poderá proceder com os apoios técnicos necessários à finalização do empreendimento. “Os estudos mostram que são 25 propriedades das áreas rurais indenizáveis. Nosso próximo passo é convidar todos os proprietários para iniciar as negociações, após essas conversa, faremos convênio com os municípios para que sejam realizados os repasses para as desapropriações”, disse o secretário.

“O governador Renato Casagrande nos recomendou atenção especial com o projeto do governo de estruturar as microrregiões de forma a propiciar o desenvolvimento da economia local. Um projeto deste porte vai incrementar os municípios na expansão de áreas cultiváveis e na criação de áreas viáveis para o lazer: onde existe água existe desenvolvimento”, concluiu Iranilson Casado.

De acordo com o Prefeito Antonio da Emater, o apoio do estado é indispensável para a conclusão da barragem. “Apesar de se tratar de uma obra dos municípios, nós dependemos e contamos com o apoio do governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano para fazer a indenização das famílias. A presença do secretário nos tranquiliza porque podemos contar com a ajuda do estado não só no andamento da barragem, mas também nos projetos para o entorno. Essa parceria entre as prefeituras de Pinheiros, Boa Esperança e do Governo do Estado nos dá a certeza de finalizar essa obra tão importante”, destaca Antonio da Emater.

Romualdo Milanese, prefeito de Boa Esperança, enalteceu o compromisso e interesse do governo do estado com a região. “Quero agradecer a presença do Secretário Iranilson Casado no município, o que reforça o apoio e interesse do Governador Casagrande em resolver a situação das indenizações de produtores ribeirinhos. Há necessidade de resolver outro gargalo, que é a limpeza desta área para fechar essa barragem. O projeto concluído irá trazer  inúmeros benefícios para Boa Esperança e Pinheiros, como uma grande reserva de água para abastecer os dois municípios e grande avanço no desenvolvimento turístico da nossa região”, avaliou Romualdo.

Nenhum comentário:

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB