31 de agosto de 2009

CRÉDITO FUNDIÁRIO: Segunda etapa do Programa é iniciada em Nova Venécia


FOTO: trator da Prefeitura prepara o terreno para o plantio

A verdadeira reforma agrária. Assim está sendo considerada a parceria firmada entre a Prefeitura de Nova Venécia e o Governo Federal. Através do Programa Crédito Fundiário, 48 famílias são beneficiadas na região do Patrimônio dos Grillos.No Programa, o Governo Federal adquiriu uma área medindo um alqueire de terra. Essa área foi dividida uniformemente entre as famílias e a Prefeitura realizou na primeira etapa, os serviços de abertura da estrada, terraplanagem e explanação do terreno.
Esta semana foi iniciada a segunda etapa, com a aragem do terreno onde será feito o plantio de café e outras culturas. Nesta fase o agricultor banca somente o óleo diesel que é consumido nas horas de serviço, pois a Prefeitura garante a mão-de-obra e o maquinário do serviço.
Para se ter uma ideia da economia por parte do produtor, basta lembrar que uma hora de serviço com trator está cotada em R$ 90,00. A despesa com óleo nesta mesma hora não sai por mais de R$ 20,00.
“Assim a gente anima de ‘tocar’ o Programa em frente”, relata Paulo Antônio Gobbi, que já projeta a construção da casa própria ao lado do terreno que está sendo arado pela Prefeitura. “Todos os demais 47 agricultores da região estão empolgados com o Programa, que não dá nada a ninguém como na reforma agrária comum. Aqui, a gente obtém conquistas, mas dispendiamos esforços por elas. Nada de braços cruzados”, explica.
Com esse novo tipo de reforma agrária, os produtores terão três anos de carência e 17 anos de prazo para começar a quitar o débito do terreno - cerca de 35 mil reais- junto ao Governo Federal.

Nenhum comentário:

Dinheiro na Internet

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB