PUBLICIDADES

9 de julho de 2009

Sicoob participa de homenagem aos 150 anos da Imigração Pomerana no Espírito Santo

Almoço Pomerano
No ano em que a Imigração Pomerana completa 150 anos de presença no Espírito Santo, a agência do Sicoob de Vila Pavão, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, estará mostrando o trabalho da artista plástica Vera Vervloet, de São Gabriel da Palha, com a exposição ao público de cinco telas, que retratam a identidade cultural do povo pomerano em terras capixaba.
Os quadros mostram como nesses 150 anos no Espírito Santo os imigrantes europeus, mesmo num clima tropical, conseguiram manter a sua identidade histórica e cultural. “Nos últimos 20 anos de pesquisa e busca pela identidade pomerana nunca tivemos uma artista plástica que pintasse tão brilhantemente as tradições do povo pomerano capixaba. Vera Vervloet conseguiu passar para as telas o dia a dia desse imigrante”, declara Jorge Kuster Jacob, secretário municipal de Cultura e Turismo, de Vila Pavão.
A agência do Sicoob, recentemente inaugurada em Vila Pavão, também veio para contribuir com a valorização da cultura local. No dia de sua instalação o coquetel foi à base da culinária típica pomerana local e apresentação do grupo Up Pomerisch, que canta músicas na língua pomerana. “Estamos integrados com a comunidade, pois o banco já atende uma lei internacional dos direitos lingüísticos, que determina que a população deve ser atendida pelos órgãos públicos na sua língua nativa. A nossa agência contratou três funcionários que falam a língua pomerana, falada por cerca de 40% da população do município”, informou Bruno Denadai Castellan, do Sicoob de Vila Pavão.
A exposição acontecerá de 8 a 22 de julho, na agência do Sicoob, localizada na avenida XV de Novembro, Centro. Nesse período, em vários municípios do Espírito Santo acontecerá eventos comemorativos aos 150 anos de emigração pomerana capixaba.

Nenhum comentário:

 

©2009 Célio Magrini | Template Blue by TNB